Um dos problemas que leva a muitas desistências do Ubuntu é a instalação de programas como o aMule. Eu tambem quase desisti de ficar com o Ubuntu por causa das dificuldades com a instalação do aMule, em experiencias anteriores. Mas desta vez lá me apliquei e acabei por conseguir, com alguma ajuda do pessoal do #amule e de foruns especializados, sem contar com as dezenas de pesquisas efectuadas por causa do ipfilter...
Mas comecemos então...
sudo apt-get install amule
E instala o aMule convenientemente. O problema é que instala sem filtro de ips, logo todos os downloads em servidores internacionais, contam como tráfego internacional. Para que tal não aconteça, necessitamos de um filtro de ips...
Fazem download do ipfilter nacional
aqui e agora é que começa a complicação a sério (não é bem uma complicação, mas é necessário alguma concentração nesta fase....).
1º Descompactam o ficheiro para uma directoria qualquer.
2º Fazem tar xvfj /directoria/directoria/ipfilter-2.02.tar.bz2 (onde 'directoria' são as pastas onde está colocado o vosso ficheiro...)
3º Fazem $chmod +x ipfilter.pl
4º Fazem ./ipfilter.pl e se tiverem algum problema com os ipranges façam primeiro
rm ~/.ipfilter* para limpar toda a configuração...
Agora o problema é configurar as Happy Hours... Foi o que eu achei mais complicado mas lá me consegui safar:
1º Se tiverem versões anteriores de um eMule em directorios Windows, não se esqueçam de copiar os ficheiros cryptkey.dat , preferences,dat e clients.met para o directorio /home/*username*/.aMule de forma a ficarem com os créditos anteriores do eMule. Aconselho a que façam tambem uma cópia dos ficheiros que já estavam a sacar que se encontram na pasta temp do eMule para a vossa partição actual do Linux (isto apenas no caso dos ficheiros dapartição Windows estarem em NTFS. Caso estejam em FAT32 não necessitam disto, caso tenham tudo configurado para que possam lá escrever..)
2º Configurem o aMule da maneira que quiserem mas não se esqueçam disto:
Preferences -> Remote Controls
Activar o Accept external connections
Activar o Use TCP ports
Desactivar a Password
3ºReiniciem o aMule e na vossa consola escrevam amulecmd -f. Aqui o amulecmd deve-se ligar ao aMule e aparecervos-á algo deste estilo:
bud@falso ~ $ amulecmd -f
Creating client...
Now, doing connection....
Using host 'localhost' port:4712
Trying to connect (timeout = 10 sec)...
Succeeded! Connection established.
---------------------------------
| aMule text client |
---------------------------------
Use 'Help' for command list
aMulecmd$
Se aparecer isto, escrevam quit para sairem do amulecmd.
3º Agora vamos lá editar a crontab... Escrevam
crontab -e na vossa consola e copiem para lá isto:
3 1 * * * amulecmd -c "SetIPFilter off"
57 6 * * * amulecmd -c "SetIPFilter on"
Isto fará com que o filtro se ligue á 1:03 e desligue ás 06:57.
Acho que é tudo...qualquer duvida podem postar...