Pessoal deixem de ser anti microsoft!!
Eles só fizeram aquilo que todos as empresas fazem, viram uma oportunidade no mercado e aproveitaram-na (no caso do SO) e se os produtos deles fossem assim tão maus as pessoas não tinham comprado. De certeza absoluta que num há aqui ninguem no forum que nao use ou tenha usado produtos microsoft, e não me venham agora dizer que linux isto linux aquilo, eu conheço bem linux e sei que é um bom SO.
Agora de certeza que há pessoas aqui no forum a pensar 'olhem-me este gajo deve ter cotas na microsoft, ou deve ganhar algum a conta deles' não é nada disso (não é que não me importasse de ter algumas cotas), mas pensem um pouco assim: freeware, opensource são iniciativas boas e de louvar, mas vocês como programadores ou futuros programadores ou com empregos relacionados com IT digam-me só uma coisa, se só produzissem freeware ou opensource como é que no final do mês faziam para pagar as contas?? Não é que eu defenda a posição de monopólio da microsoft, mas como empresa tem que dar lucros, pois empresa que não dá lucro fecha portas, e esses lucros voltam a ser aplicados no desenvolvimento de novos produtos, novas tecnologias e inclusive ajudando os mais necessitados, sim a microsoft doa muito dinheiro para instituições de caridade. E ainda vos digo mais eu estudo no ensino superior e na minha escola têm protocolos com a microsoft, eu como aluno tenho acesso muito software microsoft a custo zero (desde SO, office, ferramentas de desenvolvimento), inclusive nós os alunos estivemos em negociações com a microsoft para criar um protocolo directamente com o núcleo de alunos, e não através da escola, no qual a microsoft disponibilizava todo o software necessário, um servidor e inclusive dominio para alojamento de um forum sobre IT.
Por isso meus senhores/as não podemos criticar tudo o que a microsoft faz.