Eu como vou entrar para LEI este ano e como não tenho bases de programação, visto que sou aluno do agrupamento 1 (científico e tecnológico), vou começar a aprender a programar. Tenho aqui o livro da linguagem C, do Luis Damas. É uma boa língua para começar a ambientar-me com a programação?
Cumps!
Olha , eu estou em LEI, cheguei lá depois de um secundário em que aprendi pascal ( pouca coisa ), C (pouca coisa, e aprendi por esse mesmo livro - o do Luís Damas ) e finalmente VB. Ao entrar em LEI tive grandes dificuldades em lidar com o paradigma de programação utilizado para a Introdução a programação neste curso (
http://www.di.uminho.pt/~jbb/pf/ ) - o paradigma funcional com a linguagem Haskell . Não sei se terás as mesmas dificuldades, e não te sei dizer, com certeza , que se fizeres o contrário será mais fácil , mas eu acredito nesse teoria. Portante se quiseres experimentar (aconselho-te vivamente) encomenda o livro de Programação Funcional do professor que te vai dar a cadeira - Fundamentos da Computação, Livro II: Programação Funcional. José Manuel Valença e José Bernardo Barros. Universidade Aberta, 1999..
Se decidires começar por C ,devo dizer-te que esse livro , o do Luís ..., não é visto como grande espingarda - eu não tenho muito mal a dizer do livro, mas se não tiveres problemas com o inglês deves pegar no K&R 2nd edition.