Autor Tópico: Linux para Thin Client  (Lida 773 vezes)

Offline Psicopunk

• Boolean User
  • **
Linux para Thin Client
« em: 03 de Novembro de 2009, 09:45 »
Bom dia,

Gostava de saber qual a forma mais prática de fazer um linux muito leve sem ambiente gráfico e com um tempo de boot baixo ( alguns segundos) ?

Existe alguma ferramenta que facilite ou devo pegar num kernel e recompilar apenas com os módulos necessários?
E como posso saber quais os módulos que preciso para aquele HW?

Obrigado.

Offline karva

• Unsigned User
    • Divagações de um nerd em dúvida
Re: Linux para Thin Client
« Responder #1 em: 04 de Novembro de 2009, 22:11 »
Podes sempre ir para ArchLinux, instalado por default sem ambiente gráfico, com um pacote "mínimo", que acabado de instalar ocupa cerca de 15MB de RAM, e faz boot em menos de 10 segundos, e é facilmente personalizável.

http://www.archlinux.org
Proud LEIC-A@IST student!

Offline Psicopunk

• Boolean User
  • **
« Responder #2 em: 09 de Novembro de 2009, 23:08 »
Obrigado.

Vou dar uma vista de olhos.

Offline apocsantos

• Moderador Local
  • CRLF
« Responder #3 em: 10 de Novembro de 2009, 22:21 »
o SLAX funciona bem e como é bastante personalisavel tenho uma boa imagem dele. Não testei em maquinas muito antigas mas executa perfeito apartir de uma pen numa maquina com 64mb de ram

http://www.slax.org/

Offline Psicopunk

• Boolean User
  • **
« Responder #4 em: 13 de Novembro de 2009, 21:00 »
Viva,

estive a dar uma vista de olhos.  Mas neste momento, o que fiquei a pensar foi recompilar o Kernel para o deixar mais leve. No entanto, tenho uma duvida:

Se eu pretender deixar o sistema mais leve recompilando o kernel, como posso saber o que é indispensavel para o sistema se manter com as caracteristicas actuais? ou seja, torna-lo mais leve mas sem perder funcionalidades.

Offline esquiso

• Boolean User
  • **
    • Verburhoia
« Responder #5 em: 14 de Novembro de 2009, 20:37 »
Viva,

estive a dar uma vista de olhos.  Mas neste momento, o que fiquei a pensar foi recompilar o Kernel para o deixar mais leve. No entanto, tenho uma duvida:

Se eu pretender deixar o sistema mais leve recompilando o kernel, como posso saber o que é indispensavel para o sistema se manter com as caracteristicas actuais? ou seja, torna-lo mais leve mas sem perder funcionalidades.

Só vendo exactamente o hardware que tens, os módulos que precisas, o software que vais utilizar e os seus requisitos ao nível do kernel. Vais andar um bom bocado às turras, até acertares e vai resultar daí que sempre que queiras mudar/acrescentar hardware ou software terás de avançar com mais recompilações.

Offline JoaoRodrigues

• Unsigned User
    • Doei Doei: Python, Bioinformatica, etc
« Responder #6 em: 14 de Novembro de 2009, 21:23 »
Quanto do trabalho que é preciso ter a determinar que módulos são necessários para suportar o nosso hardware/software vale realmente a pena? Isto de um ponto de vista prático; as diferenças são notórias em termos de velocidade? A execução de programas será mais rápida/eficiente? E comparando com compilar os pacotes ( software ) à mão com as devidas optimizações ( flags de -O do gcc p ex ).

Mas sem "axaxinar" o português tá? ;)
http://doeidoei.wordpress.com

Offline IceBrain

• CRLF
    • Tudamonte
« Responder #7 em: 14 de Novembro de 2009, 22:26 »
Os kerneis actuais são bastante leves, pois quase todos os componentes são compilados como módulo em ficheiros individuais, e só são carregados os necessários, utilizando o initramfs. É possível recompilar o kernel para conter esses módulos e prescindir do initramfs, mas não há grandes vantagens.

Podes ler mais aqui: http://www.linuxfordevices.com/c/a/Linux-For-Devices-Articles/Introducing-initramfs-a-new-model-for-initial-RAM-disks/

Quanto do trabalho que é preciso ter a determinar que módulos são necessários para suportar o nosso hardware/software vale realmente a pena? Isto de um ponto de vista prático; as diferenças são notórias em termos de velocidade? A execução de programas será mais rápida/eficiente? E comparando com compilar os pacotes ( software ) à mão com as devidas optimizações ( flags de -O do gcc p ex ).
Na minha opinião, para algo mais potente e com mais memória que uma placa embedded não tem vantagens reais em compilar os módulos dentro do kernel.

Eu compilei várias vezes o meu kernel no meu P3 a 800Mhz, e tanto o número de segundos para fazer boot como a performance geral era perfeitamente igual.
Nunca experimentei uma distro com tudo compilado, though. Sinceramente, acho que se perde mais tempo a compilar do que o que se ganha em velocidade.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2009, 22:37 por IceBrain »
❝The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.❞

- John Carmack on software patents

A list  of command line apps