Bem, vamos lá a umas pequenas análises:
QATDBJá tinha utilizado o QATDB e acompanhei uma pequena "fatia" do seu progresso. Não testei todas as suas funcionalidades, mas gostei bastante da simplicidade de utilização: basta adicionar a referência à biblioteca. De resto, cumpre bem o seu papel, e já o utilizei para uma pequena aplicação, que entretanto ficou parada.
Fiquei contente por ver uma evolução notável da aplicação: nas primeiras versões tinha um pequeno programa, no entanto bastante sólido, em que podia fazer as minhas tarefas; hoje, vejo um programa que me permite fazer não só as minhas tarefas, mas também permite automatizá-las, a título de exemplo, QAT Script, criação facilitada de tabelas, etc. Concluindo: uma aplicação que faz o que promete de forma fácil e rápida, e praticamente com configuração zero (sem necessidade de configurar aqui e acolá).
MovieArchAcompanhei também um pouco do desenvolvimento desta aplicação. Também notei bastantes alterações e melhorias no MovieArch desde as primeiras versões. Também não sou grande fã de ter filmes no PC, (até porque o disco não dá para muito) mas não me impediu de testar a aplicação.
A adição de filmes é intuitiva, e a integração do IMDB/Google permite automatizar as tarefas de ir buscar as capas e informações dos filmes. A navegação por capas de filmes também está muito boa. É ainda possível manter registo dos filmes vistos ou não vistos, e o sistema de procura está de parabéns: funciona com o principio "find as you type" e permite procurar não só nos títulos de filmes, mas como noutros campos.
A única coisa que não gostei foi da interface, por não ser fã de cores escuras, embora isso seja pessoal. Não cheguei a testar o sistema de skins, nem o download das legendas, mas são bastante promissores. Não sei como anda o "mercado" de aplicações deste género, mas se me pedissem uma aplicação com este fim, o MovieArch seria uma recomendação certamente.
TweetaPorSMS.comConfesso que não gosto do Twitter (acho que é uma aplicação (o Twitter em si) muito mal aproveitada), mas ainda assim resolvi testar com uma conta que tenho, quando me deu na cabeça testar o serviço.
Registei-me no serviço de modo simples, e recebi um mail de confirmação quase instantaneamente. O serviço funciona bem no envio de tweets. Inicialmente fiquei um pouco confuso ao tentar receber algumas respostas, mas após contacto com o autor, percebi que era necessário activar os tarifários (o qual não consegui testar porque não tinha nenhum).
A nível de interacção com o utilizador, o website tem um design agradável, moderno e intuitivo. O painel de configuração está simples, arriscaria dizer que até demasiado: poderiam ser adicionadas algumas informações/estatísticas, como número de tweets enviados, recomendar a amigos, etc. Adicionalmente, poderia ser possível activar/desactivar a mensagem promocional dos serviço no painel de configuração.
Sem muito mais a dizer, é uma aplicação que deve ter dado trabalho, e sobretudo manutenção. Só para finalizar, agradeço ao TheSaintr (Cristovão Morgado) pela ajuda dada ao esclarecer-me melhor do modo de funcionamento do serviço.
RCG ContasÉ uma aplicação simples. Adicionei alguns produtos sem dificuldades, e guardei o ficheiro. Como seria de esperar, a listagem de produtos comprados também aparece correctamente. A funcionalidade de imprimir também está interessante. Sugestões: adicionar possibilidade de descontos e taxas (IVA, etc), não permitir a introdução de 0 produtos (pelo menos na minha opinião, não faz sentido) e agrupar produtos iguais (ex: compramos 3 'laranjas', quando formos adicionar mais tarde 'laranjas', essa nova quantidade podia ser "agrupada" com a entrada já existente na lista).
Resumindo: uma aplicação bastante simples e útil para pequenas vendas.
Quanto a votos: votei no QATDB e no MovieArch. Este mês embora tivéssemos menos aplicações que o habitual, foi difícil escolher os votos. A todos, obrigado pela vossa participação no concurso, e continuem a desenvolver bom software com o apresentado por vós neste concurso.