Dude, eu já nem sei quais erros me aparecem
Agora desisti e estou num kernel "default" do Debian, mais tarde volto a tentar o 2.6.23. Eu saquei directamente do kernel.org a última versão estável. Mal mexi na config do kernel para não haver m**** (porque tinha andado a mexer quando tentei por Gentoo e nunca deu decentemente), só alterei os parâmetros do processador (arquitectura, tirei suporte a SMP (tenho single core), e mais nada) e as latency para desktop (por uma questão de teste). Pá, o resto só verifiquei calmamente se tinha tudo bem (suporte a ext2, ext3, etc) e nem mexi mais. Liguei também as cenas do wireless que me pareceram porreiras e tirei o suporte aos extra dos laptops. Enfim, não alterei nada "crucial".
Já nem sei qual foi este ultimo erro para ser sincero, mas começo a achar que o kernel tem uma grudge para comigo

Nem os instalados via apt (os que estáo nos repos) funcionam correctamente... Quando voltar a tentar, posto aqui o erro que me der na altura

Dos que me lembro, ou eram problemas com os discos (VFS error, root filesystem unrecognized, etc etc), ou um TSC clock unstable ou lá o que era. Outras ficou pendente numa cena a dizer MTA.
Tipo, o make menuconfig já trás opções activadas por default. Que opções são essas? As "genéricas"? Ou será que faltam algumas essenciais e aquilo é só uma base muito básica (passe a redundância)?